Nem Moscas, Nem Mosquitos: 01/01/2004 - 02/01/2004

Nem Moscas, Nem Mosquitos

sexta-feira, janeiro 30, 2004

Porventura seria melhor colocar Chaimites nas imediações do Estádio...(Dias da Cunha)

..., apontadas para os azulejos que conspurcam a imagem do Alvalade XXI.

Bush quer esclarecer verdade sobre armas de destruição maciça iraquianas

“O Presidente norte-americano afirmou hoje querer esclarecer todos os factos sobre a existência, ou não, de armas de destruição maciça no Iraque, mas afastou, para já, a hipótese de um avaliação independente à informação recolhida pelos serviços secretos antes da guerra.”
Caro Arbusto: O esclarecimento da existência, ou não, de armas de destruição maciça, devia se ter feito antes da guerra, não depois... E fazer uma avaliação que não seja independente, é distorcer uma realidade que já está severamente distorcida.

quarta-feira, janeiro 28, 2004

Favela transformada em museu

"O Brasil vai transformar a primeira favela do Rio de Janeiro, o Morro da Providência, com 106 anos, num museu ao ar livre, anunciaram hoje as autoridades."
Património mundial? Será que traficantes vão ser reconhecidos pela Unesco?Ummmm...

terça-feira, janeiro 27, 2004

A mentira tem perna curta...

Cá está a confirmação daquilo que todos nós já sabíamos: Saddam Hussein não tinha armas de destruição massiva. Confesso-me curioso em relação à reacção da população americana, visto que as presidenciais americanas estão a porta. Suspeito que estes são capazes de mais facilmente esquecer que este presidente mentiu em relação à armas de destruição massiva, do que em relação à uma mentira acerca da vida sexual do anterior presidente... Mesquinhices...

domingo, janeiro 25, 2004

Fragilidade humana

Estou chocado! Acredito que todos os que virão as imagens de Feher a tombar inanimado no V.Guimarães – Benfica, também estão. E surpreendente como o ser humano é frágil. É incrível como sonhos e ilusões desmoronam-se em segundos. Neste momento, desconheço a real estado de saúde do jogador encarnado, no entanto, encaro a situação com cepticismo e apreensão. O caso de Marc Vivien Foé ainda está fresco na memória. Força Feher!

sexta-feira, janeiro 23, 2004

Protecção nos "rails" merece raro consenso no Parlamento

O que é que passa? Será que o Parlamento foi alvo de alguma conspiração extraterrestre?? Senão reparem:

Apesar de todas as bancadas terem aplaudido o objectivo central do projecto e de terem manifestado a intenção de o votarem favoravelmente, a oposição apelou ao Ministério das Finanças para que disponibilize as verbas necessárias para o cumprimento efectivo do diploma do PSD e CDS-PP.
O momento de consenso "contagiou" o presidente da Assembleia da República, Mota Amaral, que se congratulou com o apoio de todas as bancadas a este projecto, encerrando o debate com uma saudação aos motociclistas presentes nas galerias e uma recomendação para que "vão devagar" no regresso a casa.

Bem... devo dizer que já assisti a uma sessão da Assembleia da República Portuguesa, e que pelo que eu vi, a sessão de hoje não foi de uma Assembleia da República Portuguesa...
Deixo os comentários para vós.

Não passou dos preliminares...

O Benfica volta a falhar quando senta-se nas mesas de negociações. Desta vez, foi a transferencia do internacional Brasileiro Ricardinho que falhou. “Foram apenas conversas preliminares, nada de negociações”, justificam-se os responsáveis encarnados. Pelos vistos, a candidatura ao ceptro de campeão nacional também nunca passou dos preliminares...

quinta-feira, janeiro 22, 2004

A selecção

Enganados estão todos aqueles que pensam que neste post, vou disparar infâmias e calunias contra Luis Filipe Scolari e seus respectivos pupilos. Nada disso, falar-vos-ei do mais recente membro da blogsfera, O Santo Ofício (www.seleccao.blogspot.com). Este tem como objectivo avaliar e classificar blogs, em uma escala que varia entre o 0 e os 20 valores. Um conceito inexplorado até o momento. Porém, todos aqueles que tiverem oportunidade de visitar o referido blog, serão bombardeados com a falta de gosto de um “frustradito”, que está claramente à procura de seus 15 minutos de fama e de polémica barata. O nome “Santo Ofício” revela logo o caracter do indivíduo em questão, uma referência de péssimo gosto à inquisição, e aos milhares que morrerão nas suas mãos. Porém, essa referência, é apenas uma gota no oceano. Quem lê as avaliações do dito cujo, rapidamente se apercebe que as mesmas não merecem qualquer tipo de credibilidade. E porque? Porque um avaliador deve ter critérios claros, competência e autoridade moral. O que não se verifica de todo. Quem avalia sem critério, é leviano, superficial e incoerente. Propunha que o senhor em questão, se auto-avaliasse. Infelizmente premonizo que tal seja de todo impossível, visto que a escala do seleccionador não abrange valores negativos. Em todo o caso, nós vamos facilitar-lhe essa hercúlea tarefa, e vamos atribuir-lhe nota 5. Uma nota de 5 Euros para o senhor poder comprar alguns sacos pretos e esconder a cabeça nos mesmos.
Uma das suas avaliações à maioria dos blogs é: "O seu blog até está bom, mas não ligo o computador de propósito para o ler". Pois bem, caro colega, digo-lhe já que todos os blogs avaliados por si merecem mais a minha visita do que o seu, porque nós não escrevemos aqui para que um atrasado mental venha insultar quem tenta trabalhar!
Poupe-nos das suas avaliações, pois não serão levadas em conta!

Querem rir?

Leiam este discurso de George W. Bush. O homem tem umas piadas muito giras...

segunda-feira, janeiro 19, 2004

Bom Senso e Bom Gosto

Caros e estimados leitores:

Interpelo-vos com a seguinte pergunta: acham que o cinema Português possui qualidade?
Infelizmente, a maior parte das respostas serão negativas, sendo que aqueles que responderem afirmativamente são aqueles que ainda possuem como referências do cinema que se faz cá na “terrinha”, o “Leão da Estrela” e o “O Cerco”, entre outras obras (de qualidade, diga-se de passagem) que ainda estavam sujeitas ao cunho da censura de Salazar.
Em comparação com o que se faz lá fora, o cinema português é claramente de qualidade inferior. E porquê? Por motivos vários, entre os quais, a falta de criatividade dos realizadores, a escassez de verbas, a fraca qualidade dos argumentos, a precária diversidade de artistas e a insuficiente divulgação dos filmes realizados. Todas estas razões desmotivam qualquer amante da sétima arte a assistir as obras lusas. As salas que se atrevem a apresentar as ditas obras, condenam-se a estarem cheias... de moscas e mosquitos! Porém, os responsáveis cinematográficos nacionais estão longe de demonstrar ter o bom gosto ou o bom senso, necessários para reerguer o cinema português do charco da impopularidade, no qual está estagnado. Um exemplo claro da situação que relato, é a do filme Portugal S.A. que estreia a 29 de Janeiro. O trailer do referido filme, está a ser divulgado nos diversos meios audiovisuais nacionais, feito louvável. Porém, o trailer em si é que é condenável! Todos aqueles que assistiram ao dito cujo, só podem ficar com uma impressão: trata-se de um filme pornográfico! Ao longo do trailer, apenas destaca-se a frase da actriz: “Não te apetecia rasgares-me a roupa toda e comeres-me em grande?”. De seguida aparece uma “daquelas” cenas que mostra tudo, mas não revela nada, e um spot de segundos com a palavra SEXO a ocupar o ecrã. Sugestivo, diriam uns... Leviano, superficial e gratuito, digo eu! Nada tenho contra a presença de cenas de cariz sexual, nas obras cinematográficas. Porém, estas devem apenas ser inseridas quando se justifiquem no enredo, o que não parece ser de todo o caso em questão. O que me deixa a entender, é que o filme tem como público-alvo os espectadores de filmes eróticos, ou o público voyeur do Big Brother.
Em todo caso, não vou ser eu que vou gastar os meus preciosos Euros a ver essa “arte das dejecções”.

domingo, janeiro 18, 2004

Aniversário

Parabéns, colega Ilidio!
Agradecia aos leitores que deixassem uma mensagem de feliz aniversário ao meu colega Ilidio em comentário.

The Last Samurai

Tenho um amigo que delira com a cultura oriental, em particular a japonesa. O facto de ele ver filmes japoneses, ler blogs japoneses, e falar-me do Japão e tudo o que lhe pertence a toda a hora, leva-me a pensar que numa vida anterior ele tenha sido, de facto, japonês. Convidou-me até a juntar-se-lhe num curso de língua japonesa, aos sábados de manhã. Apesar de partilhar alguns dos seus gostos, a cultura nipónica não me fascinava por aí além.
Acabo de chegar do cinema, fui ver "The Last Samurai". O filme conta a história de um capitão americano perito em matar (particularmente índios) e que bebe para tentar afastar a consciência e os remorsos das mortes que causou. Foi-lhe então proposto um cargo no exército do Imperador do Japão, que consistia em treinar os seus homens a usar armas de fogo e usá-las contra os rebeldes (samurai). Por um preço por ele próprio estabelecido, aceitou. Treinou os seus homens e partiu para a guerra. Apesar de confrontar um exército sem armas de fogo, não inspirava confiança no seu. Os seus homens foram chacinados, e ele, rodeado por vários inimigos, venceu-os perante o líder dos rebeldes. Este reconheceu nele algo que era comum aos samurais, pelo que decidiu poupá-lo, levá-lo até à sua própria aldeia, tratá-lo e tentar perceber o seu inimigo. A partir daqui a história conta como um homem ocidental passa a compreender e amar o seu inimigo, até se tornar num deles e lutar contra o seu antigo exército. É uma bonita história de valores e sentimentos que dão sentido à vida, e que os Ocidentais não compreendem. Ali ele encontrou a felicidade, e até recebeu o amor e respeito daqueles contra quem lutara.
A cultura japonesa fascina-me agora, mais do que antes. Talvez aceite o convite.

sexta-feira, janeiro 16, 2004

Centralcer e Unicer respiram de alivio

Afinal, a queima das fitas sempre vai se realizar. Ou será que vocês estavam a pensar que a malta ia deixar de apanhar umas “borracheiras” só para protestar com política educativa do governo?

quinta-feira, janeiro 15, 2004

Entrada...

... Do Blogo Social Português para a lista de links.

Este ensino vai de mal a pior...

Tomei hoje conhecimento do lançamento das datas dos exames nacionais. Se há coisa de que eu não estava à espera era isto... Quer dizer, marcam os exames e nem sequer perguntam se um gajo está disponível no dia! Esperava, no mínimo, um telefonema a perguntar: "Ó Tiago, não tens nada marcado pra dia 23? É que assim punhamos aí o exame de Matemática... Se não fosse muito incómodo, claro.."!
Que diria Pessoa disto?
Já não há respeito...

quarta-feira, janeiro 14, 2004

Delírios II

Destaco estas duas “coisas”:
- Segundo William Taft -Conselheiro jurídico do secretário de Estado norte-americano-, Guantanamo é legal e necessário.
- Esta notícia, relata o desaparecimento de mais de 4,2 bilhões de dólares em Angola.
Disparates no primeiro caso, corrupção no segundo. Pensar dói. Estar atento ao mundo é deprimente....

terça-feira, janeiro 13, 2004

Delírios

Cada vez mais, dou razão ao falecido Fernando Pessoa. Apesar da sua esquizofrenia e vicio no ópio, o homem não era tão maluco assim. Pensar dói e entristece.
Feliz é o gato que brinca na rua. Feliz é a lavadeira que canta sem motivo ou razão. Felizes são todos os ignorantes e inconscientes, que não se apercebem que a cada dia que passa, a humanidade cava o seu próprio fosso e que a vida é efémera e degradante. Voltarei a pegar neste tema mais tarde... Hoje estou muito deprimido...

segunda-feira, janeiro 12, 2004

Estado destina 570 milhões para quatro novas auto-estradas no Porto

Com este pesado investimento em novas estruturas rodoviárias, o governo espera desenvolver a zona metropolitana do Porto. "Não aceito que se pense que Portugal é só Lisboa, e o resto é paisagem", afirmou Durão Barroso. Pois não! A partir de 2007, nós já podemos dizer que Portugal são Lisboa e Porto e o resto é paisagem. Será o plural sinónimo de progresso? Neste aspecto, Durão bem que pode dizer que dobrou o desenvolvimento do País, tendo em conta a situação anteriormente vigente. Um argumento de vulto para as próximas legislativas....

"Prisioneiro de guerra inimigo"

segundo esta notícia, os nossos “aliados” americanos atribuíram o estatuto de “Prisioneiro de guerra inimigo” ao ex-presidente iraquiano, Saddam Hussein. Bem, isto dá que pensar... Se existem prisioneiros de guerra inimigos, é suposto existir o estatuto de “prisioneiro de guerra amigo”. Quem são ? Onde estão? Será que estão na casa branca? Ummm...

domingo, janeiro 11, 2004

A minha posição

Admito que não seja um participante assíduo neste blog, aliás, sinto que tenho faltado com a responsabilidade que aceitei carregar ao juntar-me a este projecto, e tentarei ser mais participativo daqui em diante. Sinto também que é minha obrigação expressar-me quanto a esta polémica, e também acabar com ela com a minha opinião.
Não censuro o meu colega Ilidio pelo uso de palavras consideradas menos correctas, pois fazem parte do nosso vocabulário e existem para transmitir ideias que não podiam ser expressas por outras, e todos as usamos, com maior ou menor frequência. Acredito que esse não tenha sido o propósito do meu colega O, cuja mensagem provavelmente seria de desculpar-se duma linguagem que ele não seria capaz de escrever. A frustração do meu colega Ilidio é aceitável e já foi ultrapassada, mas penso que é importante transmitir-lhe que precisamos dele, e que a participação dele é fundamental. Obrigado colega Ilidio.

sábado, janeiro 10, 2004

Ultimato

Basta! Não posso tolerar outra censura de minhas palavras! Desta vez, foi o colega O o PIDE de serviço. No seu post “Ao Leitor”, existe uma clara censura à um post meu (eis o post em causa: “O culpado é sempre o mesmo”), chegando ao cúmulo de pedir desculpas ao estimado leitor pela “informação descabida e continente de linguagem, por vezes, demasiado arrojada”. Não sabia que estamos em uma igreja! Tendo em conta que não tive por objectivo ofender pessoa em concreto e que a “linguagem ofensiva” não foi utilizada de forma gratuita e irresponsável, lanço um ultimato ao colega O: Ou retira a censura, ou a minha saída do projecto Nem Moscas, Nem Mosquitos será inevitável.

quarta-feira, janeiro 07, 2004

Pedimos desculpas...

...pelo facto de o nosso Blog, estar a enfrentar alguns problemas técnicos de origem desconhecida. É provavelmente alguma cabala contra o Nem moscas, Nem mosquitos. Prometemos aos nossos leitores que a situação irá conhecer uma solução brevemente...

terça-feira, janeiro 06, 2004

A causa foi Modificada...

A causa foi modificada... Definitivamente... Infelizmente...

Acerca do 24 horas...

Em relção ao jornal diário 24 Horas:
Será o 24 Horas um jornal de vergonhas, ou será que o 24 Horas é uma vergonha de jornal?

segunda-feira, janeiro 05, 2004

Fiz ...

... umas quantas alterações na barra de links. Entre os blogs que acrescentei para a lista encontram-se A cagada, O blog-notas, O Pudim Flamejante e o Barnabé.

O fascinante cinema lusitano...

Recentemente, desloquei-me ao Porto com o objectivo de vislumbrar uma qualquer obra cinematográfica de qualidade(que falta faz um cinema na minha terra). A estrutura escolhida foi o AMC Arrábida (ver post do meu colega O à respeito das futuras alterações no referido cinema. Surpreendente...), com as seus salas de qualidade impar no norte do país. Surpresa a minha, quando me apercebo que, de todos o filmes em exibição, o único que não estava esgotado era a obra portuguesa intitulada de “Fascínio”. Desconhecendo a qualidade da obra em questão, mas tendo bem presente a “fascinante” qualidade que os filmes feitos cá na terra costumam ter, fui-me embora alegre e contente, com a certeza que salvei alguns preciosos euros nestes tempos crise. Pelos vistos não fui o único a pensar desta forma...

O culpado é sempre o mesmo, só que muda de nome de jogo para jogo.

Uma equipa perde. Culpas no árbitro! Se a equipa ganha, os adversário se queixarão da arbitragem. Independentemente da justiça do resultado, independentemente da qualidade das equipas e independentemente da qualidade da própria arbitragem, cá em Portugal o Filho da Puta é sempre o árbitro... E ainda bem! Sempre dá jeito ter um bode expiatório sempre à mão... Triste sina.

domingo, janeiro 04, 2004

Acerca deste post

Não admito que ninguém censure o que digo e penso. Principalmente quando o fazem de forma incoerente e não fundamentada. Que fique de aviso ao meu colega TH, pelo seu último post... Acerca do meu post “Dissertações de um treinador de bancada”, não retiro nada do que disse anteriormente. Apesar da resposta do Sporting no derby desmontar muitas das minhas ideias.

sábado, janeiro 03, 2004

Enfim

Caros leitores,

é meu dever aqui expressar que o meu colega Ilidio, autor do post anterior, se encontra com uns problemas de saúde e admitiu, numa conversa pessoal, não se lembrar de ter escrito tal coisa. É, portanto, favor ignorar tal post. Obrigado

Dissertações de um treinador de bancada...

Assumo-me! Sou um Sportiguista ferrenho, dos que sofrem hiperbolicamente com as derrotas e comemoram efusivamente as vitórias. O futebol é uma mal geral da Nação, e eu, sou uma de suas maiores vítimas. Não escondo que o percurso actual do meu clube do coração, deixa-me entristecido e preocupado. Tendo como única frente competitiva, o campeonato, o mínimo exigível para um clube de tal calibre, seria o título. E apesar de o segundo lugar ser seu, o Sporting está longe de demonstrar capacidade de importunar o líder F.C.P. . Sendo capazes de atingir o muito bom e o medíocre nos mesmos 90 minutos, os pupilos Fernando Santos não demostram possuírem a regularidade e consistência exibicional necessárias para atingir o almejado objectivo. E quais serão as razões que impedem o Sporting de apresentar as credencias de um verdadeiro candidato ao titulo? Apresento aqui algumas possíveis razões:

1- As dúvidas tácticas de Fernando Santos:
Após a avaliação do plantel a seu dispor e a realização de algumas experiências, Fernando Santos delineou aquele considerava ser o esquema base dos leões para o resto da época: o 4X3X3. Os jovens Quaresma e Ronaldo, garantiriam ser, teoricamente, jogadores capazes de ocupar os flancos com a magia e a velocidade que caracterizam os grandes extremos. Na perspectiva de Fernando Santos, por ai residiria a chave do sucesso. Porém a situação conheceu alterações, pois a SAD foi obrigada a abdicar destes dois valorosos jovens, em troca dos Euros necessários a cobrir a brecha orçamental do clube. Apesar destas duas baixas de vulto, Fernando Santos, acreditou que o plantel oferecia jogadores com as características necessárias para ocupar os lugares em desfalque. Primeiro utilizaram-se os extremos Luís Filipe, Clayton e Tello. mais tarde as adaptações Tonito, João V. Pinto, P.Barbosa, Sá Pinto, Lourenço, e Carlos Martins.Todos Falharam. Não existia um único jogador no plantel que conseguisse cumprir a missão de levar a bola até a linha de cabeceira. Fernando Santos, só num avançado estágio do campeonato se apercebeu que o seu esquema não resultara, e promoveu uma alteração táctica após a chegada de Liedson, o actual artífice do ataque leonino. Do anterior 4X3X3 passou-se para um mais adequado 4X4X2. Com este esquema, o Sporting passou a usufruir de um melhor rendimento dos seus melhores jogadores, visto que, o esquema aproveita-se de uma melhor forma da mobilidade de João Pinto e Liedson, da capacidade organizativa de Rochemback, e da magia de Pedro Barbosa. Apesar de tudo, para este esquema resultar em pleno, o Sporting precisa de mais um bom avançado para jogar ao lado de liedson (coisa que Silva não é, e que Niculae bem poderia ser, se não estivesse lesionado a largos anos.), de um trinco capaz de assumir as despesas na recuperação do esférico (Custódio lá chegará...), de dois laterais capazes de um apoio ofensivo constante e de qualidade (Os anos começam a pesar nas pernas do "velho" Rui Jorge) e de uma dupla de centrais competente e entrosada (entrosamento que apenas o tempo pode dar à dupla Beto-Polga). Com todas estas mudanças tácticas (atenção, nem sequer referi as desastrosas experiências com 3 centrais...), é natural que a equipa tenha sido descaracterizada e os jogadores se sintam confusos. Sendo este esquema de recente implementação na equipa, é natural que este ainda não esteja consolidado.

2- O plantel sportinguista.
Para além da já referida escassez de extremos, o plantel do Sporting, é um plantel desequilibrado. E porque ?
- Por existirem um excessivo número de jogadores que gostam de jogar no lugar do vulgarmente designado nº dez (Tonito, Tello, Sá Pinto, João Pinto, Pedro Barbosa e Carlos Martins. Acho que não estou a me esquecer de ninguém...), mas o único jogador que têm assumido as despesas da construção de jogo, próprias de um nº 10, tem sido o trinco Rochemback.
- Pelo facto de este ser um plantel de transição, ou seja, o Sporting possui muitos jogadores em final de carreira, e logicamente, abaixo do que já fizeram em tempos anteriores. João Pinto, por exemplo, apesar de ainda ser um jogador útil, está longe de demonstrar o fulgor de outras épocas. O mesmo se pode aplicar a jogadores como Paulo Bento, Rui Jorge e Sá Pinto. As excepções à esta descrição, de entre os jogadores mais velhos são Rui Bento e Pedro Barbosa. O primeiro, por não possuir qualidade suficiente para enveredar a camisola do Sporting, pois quando este jogador está em campo, o sporting joga com menos um jogador. Em relação ao segundo, o que posso dizer é que já faz tempo que não vemos o capitão dos leões a demonstrar tamanha qualidade e regularidade exibicional. Deve de ser para lhe renovarem o contrato...
- Colegas leoninos, não se deixem enganar, existem vários jogadores que não possuem as qualidades necessárias para jogarem no Sporting. Podem fazer um joguito aceitável de tempos em tempos, mas no Sporting eles não tem lugar. Estou a referir-me a Rui Bento, Tonito, Clayton, Silva e Tiago. Estes jogadores até são bons, mas é para jogarem no Santa Clara ou no Ramaldense.
- Por outro lado, existem jogadores que apesar de não jogarem regularmente, ou ainda não se terem firmado na equipa principal, possuem enorme potencial e capacidades suficientes para serem úteis ao Sporting. Refiro-me à Quiroga, Carlos Martins, Tello, Miguel Garcia, Custódio e Niculae.

3- O treinador: Fernando Santos

Reconheço que a chicotada psicológica, não seria a solução para os problemas do Sporting, pois para o seu lugar dificilmente viria coisa menos má (Basta lembrar o ainda recente Materazi). Esta SAD tem um olho para os treinadores... Em todo caso, não gosto de Fernando Santos, torno desde já público. As suas invenções contra o Gencblircoisa, são dignas de corar de inveja o anterior treinador, Lazlo Boloni. Além disso, um treinador que se assume como Benfiquista ferrenho, atingiu o auge no Porto e vai parar no Sporting, boa gente não há de ser...

Bem, por aqui termino a minha dissertação sobre o desporto rei em geral, e no Sporting em particular. Em relação ao Derby que se aproxima, estou bastante ceptico quanto a obtenção de um resultado positivo, leiam as linhas anteriores e entenderão porque...

Inter municipal Loulé-Faro

A redondinha finalmente rolou no relvado do novíssimo estádio Faro-Loulé. No encontro inaugural, defrontaram-se as duas equipas mais emblemáticas da região Algarvia: Farense e Louletano. Ambas da segunda divisão B... É para isto que serve o dinheiro dos contribuintes? Será que após o fim do Euro-2004, voltaremos a ver jogadores profissionais a utilizarem esta dispendiosa infra-estrutura? Quem viver verá...

sexta-feira, janeiro 02, 2004

Agora sim!

Agora já posso fazer um balanço de 2003! Porque agora é que acabou o ano!
Negativo.