Nem Moscas, Nem Mosquitos: Dissertações de um treinador de bancada...

Nem Moscas, Nem Mosquitos

sábado, janeiro 03, 2004

Dissertações de um treinador de bancada...

Assumo-me! Sou um Sportiguista ferrenho, dos que sofrem hiperbolicamente com as derrotas e comemoram efusivamente as vitórias. O futebol é uma mal geral da Nação, e eu, sou uma de suas maiores vítimas. Não escondo que o percurso actual do meu clube do coração, deixa-me entristecido e preocupado. Tendo como única frente competitiva, o campeonato, o mínimo exigível para um clube de tal calibre, seria o título. E apesar de o segundo lugar ser seu, o Sporting está longe de demonstrar capacidade de importunar o líder F.C.P. . Sendo capazes de atingir o muito bom e o medíocre nos mesmos 90 minutos, os pupilos Fernando Santos não demostram possuírem a regularidade e consistência exibicional necessárias para atingir o almejado objectivo. E quais serão as razões que impedem o Sporting de apresentar as credencias de um verdadeiro candidato ao titulo? Apresento aqui algumas possíveis razões:

1- As dúvidas tácticas de Fernando Santos:
Após a avaliação do plantel a seu dispor e a realização de algumas experiências, Fernando Santos delineou aquele considerava ser o esquema base dos leões para o resto da época: o 4X3X3. Os jovens Quaresma e Ronaldo, garantiriam ser, teoricamente, jogadores capazes de ocupar os flancos com a magia e a velocidade que caracterizam os grandes extremos. Na perspectiva de Fernando Santos, por ai residiria a chave do sucesso. Porém a situação conheceu alterações, pois a SAD foi obrigada a abdicar destes dois valorosos jovens, em troca dos Euros necessários a cobrir a brecha orçamental do clube. Apesar destas duas baixas de vulto, Fernando Santos, acreditou que o plantel oferecia jogadores com as características necessárias para ocupar os lugares em desfalque. Primeiro utilizaram-se os extremos Luís Filipe, Clayton e Tello. mais tarde as adaptações Tonito, João V. Pinto, P.Barbosa, Sá Pinto, Lourenço, e Carlos Martins.Todos Falharam. Não existia um único jogador no plantel que conseguisse cumprir a missão de levar a bola até a linha de cabeceira. Fernando Santos, só num avançado estágio do campeonato se apercebeu que o seu esquema não resultara, e promoveu uma alteração táctica após a chegada de Liedson, o actual artífice do ataque leonino. Do anterior 4X3X3 passou-se para um mais adequado 4X4X2. Com este esquema, o Sporting passou a usufruir de um melhor rendimento dos seus melhores jogadores, visto que, o esquema aproveita-se de uma melhor forma da mobilidade de João Pinto e Liedson, da capacidade organizativa de Rochemback, e da magia de Pedro Barbosa. Apesar de tudo, para este esquema resultar em pleno, o Sporting precisa de mais um bom avançado para jogar ao lado de liedson (coisa que Silva não é, e que Niculae bem poderia ser, se não estivesse lesionado a largos anos.), de um trinco capaz de assumir as despesas na recuperação do esférico (Custódio lá chegará...), de dois laterais capazes de um apoio ofensivo constante e de qualidade (Os anos começam a pesar nas pernas do "velho" Rui Jorge) e de uma dupla de centrais competente e entrosada (entrosamento que apenas o tempo pode dar à dupla Beto-Polga). Com todas estas mudanças tácticas (atenção, nem sequer referi as desastrosas experiências com 3 centrais...), é natural que a equipa tenha sido descaracterizada e os jogadores se sintam confusos. Sendo este esquema de recente implementação na equipa, é natural que este ainda não esteja consolidado.

2- O plantel sportinguista.
Para além da já referida escassez de extremos, o plantel do Sporting, é um plantel desequilibrado. E porque ?
- Por existirem um excessivo número de jogadores que gostam de jogar no lugar do vulgarmente designado nº dez (Tonito, Tello, Sá Pinto, João Pinto, Pedro Barbosa e Carlos Martins. Acho que não estou a me esquecer de ninguém...), mas o único jogador que têm assumido as despesas da construção de jogo, próprias de um nº 10, tem sido o trinco Rochemback.
- Pelo facto de este ser um plantel de transição, ou seja, o Sporting possui muitos jogadores em final de carreira, e logicamente, abaixo do que já fizeram em tempos anteriores. João Pinto, por exemplo, apesar de ainda ser um jogador útil, está longe de demonstrar o fulgor de outras épocas. O mesmo se pode aplicar a jogadores como Paulo Bento, Rui Jorge e Sá Pinto. As excepções à esta descrição, de entre os jogadores mais velhos são Rui Bento e Pedro Barbosa. O primeiro, por não possuir qualidade suficiente para enveredar a camisola do Sporting, pois quando este jogador está em campo, o sporting joga com menos um jogador. Em relação ao segundo, o que posso dizer é que já faz tempo que não vemos o capitão dos leões a demonstrar tamanha qualidade e regularidade exibicional. Deve de ser para lhe renovarem o contrato...
- Colegas leoninos, não se deixem enganar, existem vários jogadores que não possuem as qualidades necessárias para jogarem no Sporting. Podem fazer um joguito aceitável de tempos em tempos, mas no Sporting eles não tem lugar. Estou a referir-me a Rui Bento, Tonito, Clayton, Silva e Tiago. Estes jogadores até são bons, mas é para jogarem no Santa Clara ou no Ramaldense.
- Por outro lado, existem jogadores que apesar de não jogarem regularmente, ou ainda não se terem firmado na equipa principal, possuem enorme potencial e capacidades suficientes para serem úteis ao Sporting. Refiro-me à Quiroga, Carlos Martins, Tello, Miguel Garcia, Custódio e Niculae.

3- O treinador: Fernando Santos

Reconheço que a chicotada psicológica, não seria a solução para os problemas do Sporting, pois para o seu lugar dificilmente viria coisa menos má (Basta lembrar o ainda recente Materazi). Esta SAD tem um olho para os treinadores... Em todo caso, não gosto de Fernando Santos, torno desde já público. As suas invenções contra o Gencblircoisa, são dignas de corar de inveja o anterior treinador, Lazlo Boloni. Além disso, um treinador que se assume como Benfiquista ferrenho, atingiu o auge no Porto e vai parar no Sporting, boa gente não há de ser...

Bem, por aqui termino a minha dissertação sobre o desporto rei em geral, e no Sporting em particular. Em relação ao Derby que se aproxima, estou bastante ceptico quanto a obtenção de um resultado positivo, leiam as linhas anteriores e entenderão porque...