Nem Moscas, Nem Mosquitos: Diferença entre a retórica e a realidade

Nem Moscas, Nem Mosquitos

quinta-feira, fevereiro 26, 2004

Diferença entre a retórica e a realidade

O Brasil é uma terra fantástica. Apesar de todos os seus problemas , atrevo-me a dizer que é quase um paraíso onírico. Sempre que recordo-me da minha terra natal, uma profunda nostalgia invade-me a alma, com as lembranças de minha infância. Mais do que ninguém, desejo que o Brasil encontre um rumo e encontre solução para seus problemas. Desejo o fim da miséria, o fim da criminalidade e uma distribuição mais justa de sua enorme riqueza. Obviamente que este desejo é reciproco em relação ao povo brasileiro, que descontente com a situação do país, viu em Lula da Silva uma espécie de messias. As suas promessas de maior equidade social e de fim da fome, levaram a que o país se unisse em uma onda de apoio e esperança impar. A sua retórica demagógica, apesar de oca, fez o povo sonhar, e acreditar que um homem vindo do seu seio, pudesse mudar o País. Porém, findo mais de um ano de seu mandato, Lula pouco fez na área social. O seu famoso programa “Fome Zero”, mais não é do que a utilização demagógica de um programa do governo anterior. A sua eficácia real é muito baixa. Os problemas mantêm-se inalteráveis. No entanto, o ego de Lula ainda não desinchou, exagerando em frases bombásticas e citando pontos da sua biografia como se fossem exemplos para a humanidade. Em certos momentos, Lula aproxima-se de uma megalomania apenas comparável a ditadores, e à José Mourinho. Pelos vistos a única situação que realmente melhorou, foi a de Lula, que tem viajado que se farta...