Nem Moscas, Nem Mosquitos: Shattered Glass

Nem Moscas, Nem Mosquitos

sábado, abril 10, 2004

Shattered Glass

Voltei das minhas curtas férias em Nova Iorque. Não me despedi aqui, mas pelos vistos o meu colega Ilidio fê-lo por mim. Não vou descrever a cidade nem as situações em que me encontrei, isso fica para os amigos. No entanto há um assunto que se levantou durante a minha viagem de regresso, nesta noite que passou.
Como é habitual nos vôos mais longos, a companhia aérea exibiu um filme durante a viagem. O filme seleccionado foi "Shattered Glass" (em português "Verdade ou Mentira"), que estreou na quinta-feira em Portugal. O filme fala de um jovem jornalista que acabava de se tornar escritor da revista "The New Republic", famosa por ser a revista lida no Air Force One, o avião oficial do Presidente dos EUA. Durante o filme é retratado o quotidiano do jovem Stephen Glass, e paralelamente uma aula de jornalismo que ele dá baseada na sua experiência como escritor. A fama e o sucesso são resultados dos seus artigos grandiosos e inovadores. Até que se descobre que a maior parte é parcial ou totalmente inventada.
Aqui para os meus colegas de blog: isto não vos lembra o Rockes?
Ah, e mais: o filme é baseado em factos verídicos e neste momento Stephen Glass já lançou um romance sobre um jovem chamado Stephen Glass que inventava artigos para atingir fama e sucesso!

Para quem não conhece Rockes: Rega as flores que elas crescem!